quarta-feira, 26 de novembro de 2014

EDITAL 35/2014 - Processo de Seleção de Cursistas - Curso de Especialização em Gestão Escolar - Polo Santa Rita de Caldas

Estão abertas, no período de 05 de novembro a 19 de dezembro de 2014 as inscrições para o curso de especialização em Gestão Escolar - pós-graduação lato sensu - modalidade a distância, oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP), dentro das ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, do Ministério da Educação.


Faça sua inscrição aqui:

http://www.escoladegestores.cead.ufop.br/index.php/25-editais-gestao-escolar/87-edital-35-2014-processo-seletivo-processo-de-selecao-de-cursistas-curso-de-especializacao-em-gestao-escolar

http://www.cead.ufop.br/index.php/editais/38-editais-publicados/890-edital-35-2014-processo-seletivo-processo-de-selecao-de-cursistas-curso-de-especializacao-em-gestao-escolar


Esta é uma proposta de um curso de especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu voltado para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas, a realizar-se por meio da educação a distância.
Este curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.  
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública é componente do Compromisso Todos pela Educação que é um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil, contribuindo para a melhoria do IDEB das escolas e dos sistemas de ensino.
Para mais informações acesse o site do curso.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Polo de Santa Rita recebe visita da Coordenação NGIME UFJF

18/11/14

NGIME promove visitas técnicas a polos



DSC_0145
Coordenadora Patricia, Tutora Damaris e o Coordenador Otávio

Entre os dias 03 e 14 de novembro, os professores vinculados ao NGIME/UFJF, Otávio Rodrigues, Tereza Bellosi e Flávia Ceccon fizeram uma série de visitas a alguns polos onde são oferecidos cursos de Graduação em Educação Física e de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

Com o intuito de estar cada vez mais próximo dos polos e estreitar o diálogo, os professores se reuniram com os coordenadores e secretários para um levantamento sobre situações específicas de cada polo, como o andamento dos cursos, conhecimento dos espaços físicos como, salas de aula, laboratórios de informática,  equipamentos para a prática das disciplinas como quadras, piscinas, entre outros. Com base nos levantamentos realizados nos polos, as coordenações dos cursos pretendem desencadear ações que busquem a excelência na oferta de educação a distância.

Foram feitas visitas aos polos de Santos, Butantã, Serrana, Ilicínea, Boa Esperança, Salinas, Ipanema, Lagoa Santa e Santa Rita de Caldas demonstrando que a parceria NGIME/UFJF e polos solidifica-se com o oferecimento dos cursos. Para a profª DrªTereza Bellosi “estas visitas têm um carater de estreitar a relação entre a universidade e os alunos dos polos, estabelecendo assim, um diálogo, afinal a modalidade do curso é a distância, mas não podemos ser distantes da realidade dos alunos e dos polos”. Com base nos levantamentos realizados nos polos as coordenações dos cursos pretendem desencadear ações que busquem a excelência na oferta de educação a distância.

A coordenadora do polo de Lagoa Santa, Gláucia Maria Ferreira Pimenta destaca a importância das visitas. “Encontros como este possibilitam interação, conhecer as reais demandas de cada polo, bem como levantar propostas de melhoria, tendo como o foco principal a formalização de um ensino de qualidade. Visitas técnicas pedagógicas possibilitam conhecer a realidade vivenciada, aprimorar conhecimentos e firmar novos acordos.” Gláucia ainda lembra que o espírito de equipe e parceria entre NGIME/UFJF e o polo deve ser sempre cultivado. “Educar e transmitir conhecimento é tarefa que precisa ser construída em equipe, onde cada parceiro é de fundamental importância.”
O NGIME/UFJF oferece os seguintes cursos na modalidade a distância: Licenciatura em Educação Física,  Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência,  Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar, além da Especialização em Audiodescrição, na modalidade semipresencial.

 http://www.gime.ufjf.br/gime/ngime-promove-visitas-tecnicas-a-polos

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Polo Presencial instala Aparelhos de AR Condicionado no Laboratório de Informática e Placa de Identificação na fachada do prédio

Polo Presencial UAB segue recebendo melhorias

Objetivo é atender às exigências da CAPES
   O Polo presencial UAB de Santa Rita de Caldas respira "novos ares" a fim de adequar-se às exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Entre as obras de melhorias, destacam-se o elevador para deficiente físico, banheiro com acessibilidade inaugurado no início do ano, ar-condicionado instalado no Laboratório de Informática neste mês e também a Placa de Identificação do Polo instalada na Fachada no Prédio da Prefeitura e outras medidas, com disposição para receber a oferta para a  demanda de cursos por diversas Universidades Federais já no próximo ano de 2015.

     Hoje, dia 05-11-2014, estão sendo finalizados os últimos ajustes para a sala do Laboratório de Informática do Polo UAB, tornando as aulas mais produtivas e atrativas para os alunos.
 Este trabalho está sendo realizado pelo consórcio de Andradas “Refrigeração Martins”, vencedor da licitação feita por intermédio da Prefeitura do nosso município, que levou em consideração o custo-benefício e qualidade do serviço, a fim de garantir a excelência e continuidade dos serviços prestados pela Universidade Aberta do Brasil. A empresa Toldos Caldense instalou a nova placa de identificação do Polo na fachada do Prédio. Em breve o Polo presencial vai receber da CAPES/MEC o Kit do Laboratório de Informática totalizando 20 novos computadores. 




Aparelhos de Ar Condicionado


Placa de Identificação do Polo


Patricia Fonseca - Coordenadora Interina

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Aula Inaugural Nova Turma Técnico Segurança do Trabalho - dia 14/11 às 19:00 - Polo SRC

Prezados(as) Alunos(as)

Saudações Prevencionistas

Sejam bem vindos ao curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade EaD, com gerenciamento pelo IFSULDEMINAS, Câmpus Machado.

A Coordenação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho comunica a todos os alunos da turma 2014-2016 que a aula inaugural será prorrogada devido ao calendário do ENEM. Essa mudança de data atende a diversas solicitações. As novas datas das aulas  são as seguintes:

Dia 14.11.2014 - Sexta feira - Aula Inaugural no Polo de EaD de Santa Rita de Caldas, às 19:00 horas.


Previsão de duração do encontro: 2 a 3 horas

Nesse encontro serão distribuídos material didático, login e senha para acesso ao ambiente virtual.

Contamos com a participação de todos.



Grato pela atenção

Prof.º M.Sc. 
Ademir Duzi Moraes