segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Inscrições abertas para Curso Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar UFJF - Polo UAB Santa Rita de Caldas

Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar abre inscrições - GIME UFJF

gincanaaa
Alunos cegos praticam atividade física
Professores e profissionais que atuam com pessoas com deficiência e têm interesse em se aperfeiçoar na produção de recursos e estratégias de acessibilidade voltados para prática da atividade física no ambiente escolar têm até o dia 28 de fevereiro de 2015  para se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF.
Em sua nona versão, o curso é promovido na modalidade a distância para professores da rede pública e profissionais de todo Brasil. Faz parte do Programa da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), sendo oferecido gratuitamente para os profissionais em busca de atualização. O curso tem início em março e previsão de término em agosto de 2015.

As inscrições devem ser feitas com preenchimento de dados na internet  na ficha disponível no Siga e  levar os documentos abaixo no POLO UAB Santa Rita de Caldas para serem enviados pelo correio até o dia 06/02/2015  da documentação solicitada, que pode ser conferida abaixo:

  • Fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação;
  • Fotocópia do documento de identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento.
Esses pré-requisitos são essenciais para efetivação da matrícula no curso. Não serão recebidos documentos escaneados por e-mail, apenas os enviados pelos Correios.

NGIME
Com sede na Universidade Federal de Juiz de Fora, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) é referência no país em estudos que contemplam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Desde 2007, através de convênios com órgãos de educação brasileiros oferece cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, especialização e extensão na modalidade a distância, alcançando alunos em todo Brasil.
A coordenadora geral do NGIME Eliana Lucia Ferreira, que atualmente ocupa o cargo de Coordenadora-Geral da Política Pedagógica da Educação Especial no MEC, acredita que o curso tem sido de vital importância para promover os direitos da pessoa com deficiência. “Pela comodidade de ser oferecido a distância, o curso tem contribuído para a capacitação de profissionais por todo Brasil auxiliando na efetividade da implantação das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência”.
A coordenadora pedagógica do curso, Carolina Lessa Cataldi explica que o curso aborda o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem auxiliar professores de quaisquer áreas de conhecimento a refletirem e a reconstruírem a sua forma de ensinar. “O curso propicia aos profissionais conhecer um pouco mais a respeito das deficiências e suas possibilidades de inclusão principalmente no meio escolar. Os conteúdos contemplam o processo da inclusão e as consequências geradas por este, o que influencia diretamente a prática dos profissionais envolvidos principalmente no meio educacional.”

Os documentos devem ser enviados de imediato para o endereço abaixo:
Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)
Núcleo Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGIME)
Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário s/n – Martelos
CEP: 36036-900 Juiz de Fora – MG
Link: 
 http://www.gime.ufjf.br/gime/aperfeicoamento-em-acessibilidade-abre-inscricoes

Link Inscrições no SIGA UFJF:
http://siga1.ufjf.br/index.php?module=evento&action=inscricao&idEvento=101#1402426184810