quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Inscrições abertas de 22/02 a 05/03 Cursos Técnicos EAD Cafeicultura, Meio Ambiente, Administração e Geoprocessamento - GRATUITOS IFSULDEMINAS - EDITAL 26/2021



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais -

  Edital 26/2021 de Processo Seletivo 1º Semestre de 2021 

Cursos TÉCNICOS Subsequentes  na modalidade EAD (Educação a Distância)  ENSINO MÉDIO COMPLETO   

dos Campi Inconfidentes e  Muzambinho para o Polo Santa Rita de Caldas /MG

Prezados(as) candidatos(as),

➤As inscrições iniciam às 14 horas do dia 22 de fevereiro de 2021 até as 17h59 do dia 5 de março de 2021, pelo link:


https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/


➤ O Processo Seletivo será classificatório, sendo realizado em uma única etapa que constará de seleção por ordem de inscrição, conforme definido no presente edital, regido pela Coordenadoria Processo Seletivo (CPS) e pela Diretoria de EaD do IFSULDEMINAS.


Anexos:
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Curso Técnico EAD

IF INCONFIDENTES

Polo

AC

PCD Geral

Ações Afirmativas

Total de Vagas

 

L1

 

L2

 

L5

 

L6

 

L9

 

L10

 

L13

 

L14

ADMINISTRAÇÃO

Santa Rita de Caldas

 

24

 

01

 

05

 

06

 

05

 

06

 

01

 

01

 

00

 

01

 

50

GEOPROCESSAMENTO

Santa Rita de Caldas

 

19

 

01

 

04

 

05

 

04

 

05

 

00

 

01

 

00

 

01

 

40


Curso Técnico EAD

IF MUZAMBINHO

Polo

AC

PCD Geral

Ações Afirmativas

Total de Vagas

 

L1

 

L2

 

L5

 

L6

 

L9

 

L10

 

L13

 

L14

CAFEICULTURA

Santa Rita de Caldas

 

24

 

01

 

05

 

06

 

05

 

06

 

01

 

01

 

00

 

01

 

50

MEIO AMBIENTE

Santa Rita de Caldas

 

24

 

01

 

05

 

06

 

05

 

06

 

01

 

01

 

00

 

01

 

50



Dúvidas: diretoria.ead@ifsuldeminas.edu.br

Edital 26/2021

Diante da continuidade da orientação dos órgãos de saúde para distanciamento social, o semestre letivo poderá se iniciar com atividades executadas de forma não presencial (atividades remotas).

Processo Seletivo

O processo seletivo será em uma única etapa, ou seja, Ordem de Inscrição, conforme definido no presente edital, regido pela Coordenadoria de  Processo Seletivo (CPS) e pela Diretoria de EaD do IFSULDEMINAS.

Desta forma, é requisito indispensável que o candidato tenha concluído o ensino médio até a data da matrícula para os Cursos Técnicos Subsequentes. 

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas do dia 22 de fevereiro,  até o dia  05 de março por meio deste linkApós isso, o candidato deverá preencher todos os campos obrigatórios apresentados na inscrição, inclusive o questionário socioeconômico. Demais informações poderão ser encontradas no item 03 do edital.

Vagas

O IFSULDEMINAS reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de Ações Afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de Ações Afirmativas e o PcD Geral é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Recurso

O prazo para interposição de recurso é de 48 horas após a publicação do resultado de que trata o item d, de acordo com o cronograma previsto neste Edital ou no Edital de Matrículas. O resultado final será publicado no site do vestibular até às 20 horas do dia 08 de março de 2021, por meio deste link.

Cronograma 

EventoData/Período
Divulgação do Edital10 de fevereiro de 2021
Inscrição para o Processo Seletivoa partir das 14h do dia 22 de fevereiro a 05 de março
Resultado Final e Convocação para Pré-matrículas em primeira chamada08 de março de 2021
Realização de pré-matrículas em primeira chamada08 a 19 de março de 2021
Entrevistas com a Comissão de Heteroidentificação Complementar08 a 23 de março de 2021
Resultado Parcial da primeira chamada24 de março de 2021
Recurso da primeira chamada25 e 26 de março de 20201
Resultado final da primeira chamada e Convocação para Pré-Matrículas em Segunda Chamada29 de março de 2021
Realização de pré-matrículas em segunda chamada29 de março a 02 de abril de 2021
Entrevistas com a Comissão de Heteroidentificação
29 de março a 09 de abril de 2021
Resultado Parcial da segunda chamada12 de abril de 2021
Recurso da segunda chamada13 e 14 de abril de 2021
Convocação Geral19 a 23 de abril de 2021
Início das aulasCalendário a definir pelo campus

 

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail diretoria.ead@ifsuldeminas.edu.br

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
10/02/2021

7. Da Inscrição 
7.1. O(a) candidato(a) deverá escolher primeiramente o campus e em segundo lugar, o polo e, finalmente, uma única opção de curso, conforme opções disponíveis nos quadros de vagas de 2 a 6. 7.2. As inscrições poderão ser realizadas das 14 horas do dia 22 de fevereiro de 2021 às 17 horas e 59 minutos do dia 05 de março de 2021.
7.2.1. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 
7.2.2. Será realizada somente uma única inscrição por CPF. 
7.3. No momento da inscrição, o(a) candidato(a) deverá informar: a) Número do RG e CPF do(a) candidato(a). Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes. b) Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado. 
7.4. O(a) candidato(a) deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, para receber as comunicações sobre o processo seletivo. 
7.5. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet.
7.6. Na constatação de alguma informação incorreta nos dados fornecidos para inscrição, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato imediatamente com a Reitoria, nominalmente, por meio do correio eletrônico (processoseletivo.ead@ifsuldeminas.edu.br), até último dia de inscrição, não sendo, em hipótese alguma, aceitas reclamações ou alterações na inscrição após esta data. 
7.7. Para se inscrever no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá acessar a página do IFSULDEMINAS (vestibular.ifsuldeminas.edu.br) acessar a opção “Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição” e preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição. 

8. Do Questionário Socioeconômico 
8.1. O questionário socioeconômico deverá ser preenchido no momento da inscrição, no período de inscrição. O seu preenchimento é obrigatório. 
8.2. O(a) candidato(a) deverá preencher o questionário socioeconômico refletindo suas reais condições e de sua família, com apresentação de dados com a maior exatidão possível.
 8.3. Os dados obtidos no questionário socioeconômico não serão utilizados para fins de classificação do(a) candidato(a).

9.2. Exigência de documentos para cada Ação Afirmativa: ESCOLA PÚBLICA
L1 - Candidatos(as) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00): a) documentação descrita nos itens I e II. 

L2 - Candidatos(as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00): a) documentação descrita nos itens I, II e III.

L5 - Candidatos(as) com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo: a) documentação descrita no item I.

L6 - Candidatos(as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário mínimo: a) documentação descrita nos itens I e III.

 L9 - Candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00): a) documentação descrita nos itens I, II e IV.

L10 - Candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00): a) documentação descrita nos itens I, II, III e IV.

L14 - Candidatos(as) que sejam pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e com renda superior a 1,5 salário mínimo. a) documentação descrita nos itens I, III e IV

11. Do Comprovante Definitivo de Inscrição
11.1. O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) é o documento que comprova a inscrição e todos os detalhes, para o(a) candidato(a). 
11.2. O CDI é encaminhado para o candidato(a) no momento em que ele finaliza a inscrição no respectivo Edital.
 11.3. Em caso de problemas de não recebimento do CDI, o(a) candidato(a) deverá comunicar-se imediatamente pelo e-mail processoseletivo.ead@ifsuldeminas.edu.br. 
11.4. Caso o(a) candidato(a) encontre qualquer erro ou inconsistência em seu CDI, deverá solicitar, por e-mail (processosletivo.ead@ifsuldeminas.edu.br), a correção. As inscrições somente serão alteradas até o dia 05 de março de 2021. Após o prazo de finalização das inscrições, nenhum dado poderá ser alterado. 

12. Do Processo Seletivo 
12.1. O ingresso nos cursos técnicos subsequentes e concomitantes na modalidade EaD de que trata este edital será realizado por meio de ORDEM DE INSCRIÇÃO.
12.2. Para a classificação, todos os nomes dos(as) inscritos(as) serão ordenados automaticamente pelo sistema, de acordo com a opção feita pelo(a) candidato(a) no momento da inscrição (ação afirmativa, pessoas com deficiência e ampla concorrência), pela ordem de dia e horário de inscrição, considerando todas as frações (horas, minutos, segundos). 
12.2.2. A classificação por meio da ordem de inscrição considerará a concorrência por ações afirmativas e reserva de vagas, conforme a opção de inscrição do(a) candidato(a). 

13. Dos Resultados 
13.1. O Resultado do Processo Seletivo será publicado no site do vestibular até às 20 horas do dia 08 de março de 2021, no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS (vestibular.ifsuldeminas.edu.br) .

14. Das Pré-Matrículas ONLINE  - DOCUMENTOS DIGITALIZADOS
14.1. Os(as) candidatos(as) classificados(as) dentro das vagas disponíveis serão convocados a realizar pré-matrícula, conforme previsão de Edital de Matrículas.
 14.1.1. A documentação a ser apresentada para pré-matrícula, de maneira online, será:
a) Carteira de Identidade - RG (original). A carteira nacional de habilitação (CNH), para fins de matrícula, não substitui o RG.
 b) Certidão de Nascimento ou de casamento (original); 
c) Número do CPF, caso o número não conste no RG; 
d) Certificado/Certidão de Conclusão contendo data da confecção do  Histórico Escolar do ensino médio, para Ensino Técnico Subsequente, de acordo com os requisitos para ingresso descritos no item 6 deste Edital (original).
e) Comprovante de residência (original)
f) Comprovante de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com idade superior a 18 anos (original);
g) Número do Título de Eleitor para maiores de 18 anos; 
h) 01 fotografia recente 3x4 (não serão aceitas fotos em outro formato que não 3x4).
14.3.1. A documentação socioeconômica, a comprovação de escola pública e a documentação de comprovação de indígena serão analisadas pela Comissão de Análise das Ações Afirmativas de cada campus. 


14.4. A pré-matrícula será realizada online, com envio de documentos via plataforma especificada no edital de matrículas, a ser realizada pelo Setor de Registros Acadêmicos de cada campus. 
14.5. O(a) candidato(a) deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada, para envio via plataforma. 


14.3.2. A autodeclaração de preto ou pardo será confirmada por meio da entrevista da Comissão de Heteroidentificação do campus.
 14.3.3. O laudo médico para comprovação de eventual deficiência será conferido pelo Núcleo de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais - NAPNE de cada campus. 
1
14.5. O(a) candidato(a) deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada, para envio via plataforma. 
14.5.1. Documentos enviados que estejam ilegíveis, borrados ou digitalizados de forma incompleta (com partes faltando) serão considerados como não enviados e o(a) candidato(a) terá sua solicitação indeferida. 

Links para os PPCs (Projeto Pedagógico de Curso) dos cursos ofertados:

Técnico em Administração Subsequente (Campus Inconfidentes): 
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2019/98.2019.pdf

Técnico em Geoprocessamento Subsequente (Campus Inconfidentes):
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/050.2020.pdf

Técnico em Cafeicultura Subsequente (Campus Muzambinho):
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/046.2020.pdf

Técnico em Meio Ambiente Subsequente (Campus Muzambinho):
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/042.2020.pdf



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