terça-feira, 1 de novembro de 2016

Inscrições Abertas - Cursos Técnicos EAD IF Sul de Minas - 01 a 09 de novembro 2016 - Polo Santa Rita de Caldas

IFSULDEMINAS oferta vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade a distância - 

Polo  Santa Rita de Caldas

Inscrições abertas entre os dias 01 e 09 de novembro

Inscreva-se!

Edital 46/2016


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições entre os dias 01 e 09 de novembro para  vagas em cursos técnicos a distância da Rede e-Tec e Profuncionário. As oportunidades serão disponibilizadas pelos campi de Inconfidentes Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e, para o  polo de Santa Rita de Caldas.

Processo Seletivo

O processo seletivo será via edital de chamada pública. Caso haja número maior de candidatos do que de oportunidades ofertadas, será realizado sorteio para definir o preenchimento das vagas. Os candidatos excedentes formarão um cadastro de reserva para caso ocorram novas chamadas.

Inscrições no site:     www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular 

Os interessados deverão realizar a inscrição on-line por meio do endereço eletrônico até o dia 09 de novembro. Os prazos e a lista de candidatos aptos a realizarem a pré-matricula nos polos de apoio presencial serão divulgados no endereço www.ifsuldeminas.edu.br, a partir de 10 de novembro.

Quadro de Vagas
Cursos - IF
Polo ETEC
Vagas por Polo


Técnico em Fruticultura (Inconfidentes)


Santa Rita de Caldas
60
Técnico em Segurança do Trabalho (Machado)

Santa Rita de Caldas
60
Técnico em Agroindústria (Machado)

Santa Rita de Caldas
60
PROFUNCIONÁRIO - Técnico em Multimeios Didáticos(Passos)

Santa Rita de Caldas
60
PROFUNCIONÁRIO - Técnico em Secretaria Escolar (Poços de Caldas)

Santa Rita de Caldas
60



PROFUNCIONÁRIO - Técnico em Infraestrutura Escolar  (Pouso Alegre)

Santa Rita de Caldas
50



Sobre os cursos

As oportunidades ofertadas no edital são para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. No momento de realização do cadastro e pré-matrícula, será obrigatória a comprovação de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou ainda a comprovação de que o candidato esteja cursando, no mínimo, a 2ª Série do Ensino Médio ou equivalente ao Ensino Médio, no ano letivo de 2017. Para isso, o aluno deve apresentar o Termo de Responsabilidade do Ensino Médio (Anexo II do edital), demonstrando estar ciente de que só receberá a certificação de conclusão do curso Técnico se apresentar a comprovação do término do Ensino Médio.

Curso Profuncionário

São diversas vagas destinadas aos cursos do programa PROFUNCIONÁRIO. As oportunidades contemplam servidores públicos, efetivos ou terceirizados das escolas municipais, estaduais, federais e funcionários de instituições particulares ou ONGs. Havendo vagas remanescentes, será aceita a pré-matrícula para pessoas não vinculadas a estas instituições.


Início dos cursos

Os cursos terão início no ano de 2017, após a confirmação de disponibilidade dos recursos orçamentários vinculados ao PRONATEC/Bolsa-Formação. A oferta do curso poderá ser cancelada pelo IFSULDEMINAS, caso haja interesse da administração ou indisponibilidade de recursos orçamentários, mesmo que tenha ocorrido o cadastro e a realização da pré-matrícula. A formação de turmas para oferta dos cursos está condicionada ao preenchimento de 50% das vagas ofertadas, ou seja, 15 pré-matrículas para o Profuncionário e 30 pré-matrículas para os demais cursos.

Pré-matrículas

Para realizar a pré-matrícula, o interessado deverá preencher um requerimento fornecido pelo Polo de Apoio Presencial. Esse requerimento será assinado pela  pessoa interessada ou representante legal.
Os candidatos apresentarão, obrigatoriamente, para efetivação da matrícula, documentos originais e cópias legíveis ou cópias autenticadas em cartório, caso o candidato seja representado por um procurador legal.

Documentos

- Histórico Escolar de conclusão do ensino médio (ou certificação do ENEM ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio; caso o candidato tenha curso superior, poderá apresentar histórico escolar do curso de graduação), desde que conste o estabelecimento e ano de conclusão do Ensino Médio. Os candidatos que estiverem cursando em 2016 o 2º ou 3º ano do Ensino Médio deverão apresentar Declaração de Matrícula e Frequência atualizada.
- Certidão de Nascimento ou de Casamento.
- Carteira de Identidade (CNH não substitui).
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório. (Retirado no site da Receita Federal): https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
- Título de eleitor e quitação eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos, emitida a partir do site do TSE: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.
- Comprovante de quitação com o Serviço Militar, para candidatos masculinos (quando for o caso, candidatos com idade acima de 45 anos, são dispensados dessa apresentação).
- Uma foto 3x4 recente.
- Comprovante de residência.
- O candidato de maior idade que não puder comparecer no dia da pré-matrícula, deverá enviar um representante legal munido de procuração com reconhecimento de firma em cartório.
- O candidato menor de idade deverá estar acompanhado dos pais (ou responsável legal com procuração e reconhecimento de firma em cartório) no dia da pré-matrícula.
- Para os candidatos às vagas do Programa PROFUNCIONÁRIO, exige-se também a apresentação documento comprobatório de vínculo com instituições de ensino públicas, particulares ou ONGs, de acordo com o edital.

Observações:

A falta de qualquer documento listado para pré-matrícula implicará na perda da vaga, que será preenchida pelo próximo candidato na lista por ordem de sorteio. Será vedado o trancamento da matrícula no primeiro módulo dos Cursos de EaD.
No ato da matrícula, o candidato não poderá estar matriculado e estudando em outro curso de mesmo nível em qualquer Instituição Federal de Ensino, independente da modalidade (presencial ou EaD) de acordo com a Portaria 1.862, de 22/12/1992 para o Ensino Médio, que resolve: Artigo 1º - É vedado ao aluno a ocupação simultânea de mais de uma vaga em instituições públicas federais de ensino de segundo grau.
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS com informações da Diretoria de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS
Data: 01/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário